O corpo humano pra mim é a obra de arte mais perfeita que existe.
Nós só precisamos passar para o papel e transformar em arte!
E é isso que eu faço a alguns anos. Desde que soube que existia um grupo de modelo vivo na federal de Brasília, já me juntei. Os encontros aconteciam todo Sábado a tarde, aberto a comunidade com uma pequena taxa de participação.
No começo, ficava intimidado, porque não tinha a prática com figura humana e sempre achava que meu desenho era ruim, feio. Mais com o tempo percebi que isso era besteira, pois ali era um local de acolhida e arte acima de tudo sem nenhum espaço para o preconceito.
Você treina não só o traço como o olhar, principalmente. São poses com tempo variado, podendo ser de 1 a 15 minutos ou até mais, quem dita as posições geralmente é o modelo. O bom disso é que você aprende a ter agilidade, lidar melhor com o erro e perde aquela necessidade da perfeição.
O material usado fica a seu critério, de lápis grafite a mesa digital. Sem padrão de corpo, de material e de técnica, do traço simples com o contorno a gradação de tons, mais uma vez sendo uma arte democratica, genúina.
Na época da pandemia teve uma caída, mais ainda bem que temos a tecnologia a nosso favor. Através da ferramenta zoom podemos continuar a prática, não só com o pessoal da Unb, como de outros grupos espalhados pelo país.
Na última quinta-feira teve seção com modelo vivo remotamente e eu participei, quem posou foi o Daniel, que além de organizador é um ótimo modelo.
Foi bem desafiador, não só pelas poses elaboradas como pela meta que coloquei na minha mente. Onde só usaria caneta esferográfica, de várias cores, nada de lápis, borracha e esboço.
E foi isso que saiu, espero que curtam!
Se interessar eles tem instagram:
Assim como: @tramar.coletivo @riscoexperimental
Procure grupos de desenho com modelo vivo na sua cidade, geralmente em universidades, faculdades, institutos de arte, cursos de arte, galerias existe. Se você quiser posar, esses grupos também recebem cadastros, só entrar em contato.
Att.
0 Comentários